sábado, 14 de janeiro de 2012

Visceralidade



É meramente a passionalidade e o ímpeto que me envolvem.
A passionalidade e o ímpeto são a tempestade que me envolve.
Minhas palavras tão viscerais só podem se originar de mim mesmo,
Da paixão do que vivo, somada à paixão pelas palavras bem organizadas.

Já vi por aí que todo poeta vive de mentiras
E que poetas não vivem um amor real sequer...
Que é tudo platônico ou inventado, mas...
Como se pode inventar paixão?
Como se inventa algo que não se explica?
Vai me dizer que você algutina dois átomos de carbono, um de hidrogênio, três de enxofre,
Aquece em fogo alto no fogão de sua casa e "vòi lá"?

É claro que não! Paixão não é necessariamente por uma pessoa.
Pode-se apaixonar por um cãozinho, pelo céu azul ou até mesmo
Pela droga que você carrega furtivamente em sua mochila.
Tente definir o que é paixão! Eu o desafio a dar um sentido geral.
Provavelmente você dirá "é algo que eu sinto."
Essa definição vaga é porque não se pode definir algo assim,
Do mesmo modo como não se pode definir dor, saudade, alegria...tudo isso só se pode sentir.

Eu me perdi no que dizia...as palavras fazem isso comigo!
É a soma da minha visceralidade -se não existia essa palavra, agora existe-
Com a minha capacidade de imaginar as coisas.
Hmm...é como se eu criasse asas e começasse a voar descontroladamente.

Você, criatura, que ri da sensibilidade de um poeta, saiba que ele
É imensamente mais feliz do que você, pois ele tem alma sem limites e
O poder de criar vários mundos paralelos de uma forma que você não pode.

Talvez ele tenha vivido uma dor muito grande ou pode ser simplesmente
Que ele não saiba verbalizar as coisas que sente, mas isto faz dele
Alguém especial, porque sabe transformar sentimentos em palavras.
Ele pega o "M", o "U", o "N", o "D" e o "O"...prontinho!
Agora a realidade está alterada e nesta realidade, corvos falam,
Cores são estado-de-espírito, vampiros e bruxas existem,
São irmãos aqueles que nunca se encontraram, a morte está na ponta da caneta e não na foice;
A liberdade de amar homens e mulheres;
De voar do Egito Antigo ao planeta Marte em 3050 depois de Cristo;
Participar de sabás ou de missas, de ver Deus nascer ou simplesmente riscá-lo do universo,
O tempo não existe; a lógica é a lógica de quem escreve e não de quem lê...

Nós nos arriscamos em um lugar que é extremamente perigoso: o nosso interior.
Nós ousamos fazer o que poucos ousam fazer: desafiar o convencional.
Eu, particularmente, pego minha Anima e transformo em grafia.
Outros vêem o mundo em tons variados, inclusive em tons de sépia.
Tantos mais simplesmente sabem se desprender do mundo em que vivemos e
Sabem retribuir quando são amados por um estranho...

Poetas...todos loucos! Transformam tudo em palavras e criam mundos tão variados que não caberiam na infinidade do universo e nem em todas as eras possíveis.
Poetas amam e odeiam ao mesmo tempo em que sorriem e choram.

Tudo isso é visceralidade, meus amigos e meus não-amigos.
E se você compreende um pouco do que eu disse aqui, meu caro, meus parabéns!
Muito provavelmente você é visceral, louco, poeta ou simplesmente alguém que gosta de usar as palavras (assim como eu).

2 comentários:

  1. Estou sem palavras!
    Parabéns! Sem sombra de dúvidas está entre os meus favoritos!! Este foi lido no momento certo, na hora certa, por mim :D

    ResponderExcluir
  2. Arrepiei! Texto maravilhoso e realmente : ''...Poetas...todos loucos! Transformam tudo em palavras e criam mundos tão variados que não caberiam na infinidade do universo e nem em todas as eras possíveis.
    Poetas amam e odeiam ao mesmo tempo em que sorriem e choram....'' Lindimais *.*

    ResponderExcluir

Mostre sua alma!