segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O Observador


Sento-me confortavelmente em minha poltrona e deixo uma taça de vinho na mesa ao meu lado
Música clássica? The Cure? Legião Urbana? Les Discrets? Frequency of Butterfly Wings? Dead Can Dance? Hmmm.... todas elas aleatoriamente. São um ótimo acompanhamento para meu vinho, meus olhos e eu.

Simplesmente um gole de vinho, um cantarolar no ritimo da música... às vezes só o silêncio.
Vou ficar observando a janela, enquanto as folhas caem lá fora, formando um tapete amarelado no jardim. Impassível, vou deixar a música me levar para mim mesmo e sentir o vinho refrescando a minha garganta.

Ora, eu tenho companhias, mas elas também compartilham do mesmo silêncio que eu e, quando o quebram, falam diretamente para meu coração e para a minha mente sem dizer uma palavra sequer. Ah, como me são queridos!

Elas têm o dom de falar diretamente comigo, coisa que raras pessoas conseguem... elas são sempre bem-vindas à minha gigantesca, bela e confusa casa. Minha casa é um labirinto que só finda quando eu desejo. Eu sei que minhas companhias estão sempre ao meu lado...

Lá fora as folhas ainda caem. Eu vejo pessoas passando e... não me importa mais. Por que deveria me importar? Algumas vezes chamam pelo meu nome e eu me levanto para atender ao chamado... saio de meu equilíbrio para que eu possa ajudar outras pessoas a se equilibrarem. Mas isso não tem valor algum...

Pois que as pessoas se levantem a cada queda, que sequem suas próprias lágrimas, que carreguem seu próprio peso, que lidem cada qual com suas dores ou que se destruam com elas! Não mais estenderei minha mão... não mais! Voltarei a ser observador como sempre fui e terei ao meu lado somente meus anjos!

Quanto ao resto de vocês, eu os vejo alegres, felizes, tristes, coléricos, desesperados, loucos.
Vocês poderão, através da janela, ver a minha impassividade enquanto eu ouço música, ouço meus anjos e bebo meu vinho.

Talvez eu veja lágrimas em seus olhos e me compadeça por vocês... ou eu verei lágrimas em seus olhos e darei uma gargalhada estrondosa de desprezo e prazer.... boa sorte, meus queridos!

Um comentário:

  1. ...Ficarei contigo,ao teu lado,sentada e observar também...nosso silêncio fará estrondos,mas quem se importa...?...Talvez eu possa levar uma garrafa de vinho...claro que ao teu gosto...sempre!

    ResponderExcluir

Mostre sua alma!