domingo, 6 de fevereiro de 2011

Advogado do Diabo


"Deus pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, que dá e tira a vida. Deus pai de amor e perdão infinitos. Deus pai, onisciente, onipresente e onipotente..."

Senhoras e senhores! Eu, o Observador, lhes apresento um caso...épico, por assim dizer. Um conflito que perdura 2000 anos e que ainda não possui um desfecho, sendo que este desfecho é prometido há muito tempo. Neste momento, trago a vocês o Advogado do Diabo. Este senhor vem lhes expor os seus pensamentos e suas teorias a respeito desse conflito milenar, de proporções universais e maniqueístas.
Devo deixá-los, senhoras e senhores, para que o Advogado possa falar. Não se sabe o seu nome, mas ele assim se apresentou. Não mais ouvirão a voz do observador. Lhes desejo um ótimo espetáculo!

As cortinas se fecham, as luzes se apagam e o Observador desaparece. As cortinas se abrem e as luzes se acendem, revelando o Advogado do Diabo, trajando roupas formais em tons de azul-celeste. Ao fundo, aparecem o Vaticano, uma sinagoga, uma mesquita e um templo.

Saudações! Senhoras, senhores e crianças, venho prestar-lhes uma homenagem por sua ousadia, por seu destemor e por sua coragem ao virem aqui para testemunhar algo que contradiz todos os valores sociais. Venho aqui falar em nome do Diabo, também conhecido como Lúcifer, Satã ou qualquer outro nome que se dê a ele. Isto será um monólogo para, posteriormente, surgirem diálogos dentre vocês mesmo e sem que eu esteja aqui.

Deus é onsciente, onipresente e onipotente, afirma o livro sagrado. Ele criou os humanos à sua imagem e semelhança, porém, suas crias foram falhas, elas pecaram comendo do fruto proibido. Então posso inferir que Ele também é imperfeito.
Bem, temos outra vertente possível. Por que diabos - com o perdão da expressão - Ele colocaria uma árvore proibida no meio do Jardim do Éden? Ele duvidava de suas crias, quis testá-las ou simplesmente queria se divertir? Além disso, como crias sem livre-arbítrio poderiam ter optado por comer o fruto proibido? Se Ele duvidava de suas crias, quer dizer que sabia que elas eram falhas? Se sabia e as fez assim, então Ele não é capaz de fazer algo perfeito. Se não sabia, Ele não é onisciente.

Há alguém, nesse universo, capaz de me explicar o motivo de Deus não ter destruído o seu inimigo? Ele é muito poderoso e poderia fazer isso, mas não faz. Isso seria orgulho ou uma diversão para quem tem toda a eternidade tão tediosa? Meus amigos, Deus entregou seu filho unigênito às mãos inimigas para ser humilhado, torturado e morto. Que pai amoroso, não?

Ora, Deus trancou o Diabo em uma prisão que dura 2000 anos e esta prisão é rompida, como um selo, quando este prazo vence. Seria mais fácil criar uma prisão que isolares todos os poderes do demônio, não? Será que o Diabo é tão forte assim que Deus não pode impedi-lo? Que espécie de pai é esse que deixa seus amados filhos à mercê de uma entidade maligna?

A justiça humana é falha, isso eu concordo, mas a justiça divina não me parece muito correta. Querem dizer que eu só posso ser salvo se adorar a uma criatura que não se mostra? Eu tenho que comprar a minha salvação? Isso não é muito diferente do que os sacerdotes humanos fazem, enganando as pessoas e recebendo dinheiro doado de boa-fé. Onde está o pai que ama seus filhos e que os perdoa?

Em suma, seria Deus, alguém poderoso e de amor infinito ou alguém que só criou o universo e o deixou ao léu? A bíblia sagrada só apresenta um lado da história. Já pensaram no outro lado da história? Termino aqui, a minha exposição, senhores e me retiro neste momento.

As luzes se apagam e as cortinas se fecham. Outra vez o Observador está em cena.

Sou o Observador e aqui estou tão somente para lhes dizer que as discussões estão abertas. Me retiro nesse instante.

"Deus me parece alguém orgulhoso que está em uma luta eterna contra um inimigo por simples orgulho. Alguém narcisista, que adora ser bajulado. Alguém interesseiro que exige adoração em troca de uma possível salvação. Um sádico poderoso e manipulador que se diverte vendo o sofrimento de suas crias, a quem ele chama de filhos." - uma voz se levanta...

2 comentários:

  1. *OOOO* muito bom Matti, e esse finalzinho aí, parece ter continuação *hm, se tiver, serei a primeira a ler ASHAUSHUA, adorei *-----*

    ResponderExcluir
  2. EU consegui imaginar essa cena. O Diabo não poderia ter advogado melhor. Não sei se é pelo fato de me achar uma pessoa um pouco cética pra tal assunto, mas o este advogado é realmente muito convincente. ;D

    ResponderExcluir

Mostre sua alma!